Escola Digital

EscolaDigital3
O que é o Programa Escola Digital
O Programa Escola Digital assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade. Para concretizar, serão distribuídos 2 kits pelos beneficiários: o kit do computador e o kit da conetividade.

ED LogosEuropaFinanciamento 1

No caso do kit do computador, importa referir que há três modelos de equipamento que variam consoante o nível de ensino que o/a aluno/a frequenta. Já o acesso à internet está ajustado a uma utilização responsável em contexto educativo.
Exemplo de Auto de Entega ao Encarregado de Educação (pdf)
Exemplo de Auto de Entega a Docente (pdf)

Bloqueio inesperado de computadores do Programa Escola Digital - 2023

LENOVO M14L 256Existe a possibilidade de ativação do sistema de proteção (CUCo), contra roubo dos computadores cedidos no âmbito do Programa "Escola Digital", onde este sistema está instalado. A não ligação do computador à Internet por longo período, poderá também ativar o sistema de segurança CUCO por falta de conexão com o servidor do sistema. O sistema de segurança CUCO, poderá ativar nos casos em que a data ou a hora sejam alteradas para uma outra que não a correta.

Caso se verifique um ecrã de bloqueio idêntico ao que é  ilustrado poderá ser realizado o procedimento seguinte:

Devolução de Equipamentos Escola Digital - 2023-2024

EscolaDigital3Os equipamentos cedidos no âmbito do Projeto Escola Digital, devem ser devolvidos à escola, pelo Encarregado de Educação ou pelo aluno maior de idade no final do 4º, 9º e 12º anos.
Independentemente do ano de escolaridade, os equipamentos devem ser devolvidos previamente a qualquer pedido de transferência. Neste caso, a devolução pode ser realizada em qualquer dia do calendário divulgado.

A devolução deve ser feita de acordo com o seguinte calendário na sede do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti (exceto nos momentos de interrupção letiva):

• Terça feira das 11:50h às 13:00h
  • Quarta feira das 14:30h às 16:30h

O conjunto de equipamentos compreende:

• Computador;
  • Transformador/carregador do computador;
  • Equipamento de conetividade à internet 4G, quando externo ao computador, acompanhado do carregador e cabo USB respetivo - o Modelo ThingsMatrix é apenas acompanhado de cabo USB. Alguns computadores atribuídos a alunos de 2º e 3º ciclos apenas possuem conetividade interna;
  • Cartão SIM completo (com respetiva moldura onde se localiza o PIN e PUK);
  • Mochila;
  • Auscultadores com microfone;
  • Embalagem completa e respetivos suportes internos.

Apoio técnico aos utilizadores do "Programa Escola Digital" - 2023-2024

ReparaComputadorInformamos os senhores encarregados de educação do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti que a equipa interna de apoio ao Programa Escola Digital, no que diz respeito à gestão ou instalação de software ou manutenção dos kits distribuídos aos alunos, encontra-se na escola sede do Agrupamento para a prestação do referido apoio, semanalmente, nos seguintes dias e horas (exceto nos momentos de interrupção letiva):

• Terça feira das 11:50h às 13:00h
  • Quarta feira das 14:30h às 16:30h

O apoio está sempre dependente de um agendamento prévio e atempado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com a informação do problema e da situação em que ocorre, do horário pretendido para atendimento e do nome e turma do aluno a quem o equipamento foi cedido. Deverá, preferencialmente, ser indicado pelo aluno ou encarregado de educação um número telefónico para um melhor esclarecimento prévio da situação.

muralb

ME logo2024 horizontal