Projetos, Trabalhos e Atividades com Alunos

 

Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Alviela e Grutas de Mira D´Aire

AlvielaNo dia 1 de Junho os alunos do 8ºC e D, no âmbito das Ciências Naturais e Físico-Quimica realizaram uma visita de estudo às grutas de Mira D´Aire e ao Centro de Ciência Viva de Alviela. No âmbito das Ciências Naturais-1) GEÓDROMO realização de uma viagem num simulador de realidade virtual, que os transportou até há 175 milhões de anos atrás para observar como evoluiu a região do Maciço Calcário Estremenho, desde o tempo dos dinossauros até à atualidade. Nesta viagem, sobrevoou-se a paisagem observando fenómenos como a queda de um meteorito ou o período da última grande glaciação de Würm;

Exposição de artes visuais da disciplina de Desenho A do 10.º H, na Biblioteca Escolar.

 Foram selecionados alguns trabalhos realizados ao longo do ano letivo, divididos em 8 unidades.

Exposição de maquetes de Ciências Naturais

Maquetes2122
Encontra-se a decorrer na Biblioteca Escolar até ao dia 17 de Junho, a exposição de maquetes de Ciências Naturais, realizada pelos alunos das turmas 7º B,C e D e 8ºC e D. A mesma abrange várias temáticas desenvolvidas no âmbito desta disciplina ao longo do ano letivo.

Dia da Terra - 2022

No dia 22 de Abril, os alunos das turmas do 8ºC e 8ºD celebraram o Dia da Terra, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com posters alusivos à sustentabilidade do nosso planeta, proveniente da reflexão do documentário " Home- O mundo é a nossa casa".Um documentário lançado em 2009 e que a partir de imagens aéreas retiradas em 54 países mostra a diversidade da vida na Terra e traça o panorama de vários problemas que se cruzam hoje no planeta.
O ponto principal é mostrar como a ação da humanidade ao longo dos anos tem ameaçado o equilíbrio natural da Criação e a urgência em inverter o atual padrão de relacionamento do Homem com a Natureza. Estes alunos juntamente com os alunos do 7º B e C, juntaram-se igualmente à iniciativa de reforçar a ideia da necessidade de reutilização de material, construindo  brinquedos, destinados a crianças do pré- escolar.
Endereço onde constam os trabalhos:https://padlet.com/scoxixo/vzhndvejn2g8oihn
DiaDaTerra

Visita de Estudo ao Museu das Comunicações e ao Museu do Dinheiro

Vestudo 1pNo dia 18 de maio, as turmas D e E, do 11º ano, participaram na visita de estudo ao Museu das Comunicações e ao Museu do Dinheiro, no âmbito da disciplina de Geografia A.

No Museu das Comunicações visitaram as exposições patentes: “Vencer a Distância”, “Cabos Submarinos”, “Mala Posta” e “Segredos no Tempo – mostra documental”.

No Museu do Dinheiro, foi feita uma visita guiada ao espólio do museu com incidência na história do Euro, visitaram ainda, as ruínas da muralha de D. Dinis.

As professoras responsáveis,
Helena Fonseca e Judite Guerreiro

"ASSOCIAÇÃO SOL - Projeto de intervenção "Viver com VIH"

No passado dia 26 de abril, no âmbito dos Domínios de Articulação Curricular (DAC), turmas do Ensino Básico e Secundário da nossa escola, trabalharam o domínio - Saúde, assente na Educação para a Cidadania. A abordagem fez-se a nível da escola através da participação numa ação dinamizada pela Associação Sol - Projeto de Intervenção " Viver com VIH", com o objetivo de promover e sensibilizar os alunos para comportamentos saudáveis e prevenção de comportamentos de risco nas idades escolares. Os alunos, em trabalho de projeto, elevaram o espírito solidário com a recolha de tampinhas plásticas.Acreditamos que esta ação contribuiu para o desenvolvimento dos princípios, dos valores e das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória."

ProjetodeintervencaoVivercomVIH

Projeto - Assembleia Municipal de Jovens - 2022

AssembleiaMunicipal2022aNo dia 14 de maio decorreu a Assembleia Municipal de Jovens onde foram debatidas e aprovadas propostas das bancadas dos agrupamentos de escolas participantes no projeto. O Agrupamento de Escolas michel Giacometti esteve representado por diversos alunos. Entre as propostas contam-se, por exemplo, a criação de um núcleo solidário para apoiar a população idosa, o aproveitamento das águas pluviais em edifícios da autarquia e nas escolas, ou o projeto "Sesimbra Virtual," que consiste na produção de pequenos vídeos promocionais.

"Mente sã em Corpo são!"

Cidadania e Educação Física, no âmbito da Educação Ambiental, realizou-se uma visita de estudo, no dia 7 de abril, ao Centro de Formação Desportiva de Atividades Náuticas do AE Michel Giacometti – Sesimbra, onde alguns alunos do 10º F e H puderam experimentar atividades náuticas, Vela e Canoagem, fomentando assim, atitudes sustentáveis no campo ambiental, fomentando o contacto e vivência com a natureza, conhecendo-a e respeitando-a. Foram momentos de verdadeiro convívio e aprendizagem: Mente sã em corpo são.

MenteSaCorpoSao

Conhecer o Holocausto. Não queremos que se repita!

HolocaustoMEMOSHOANo âmbito do domínio dos Direitos Humanos e em articulação com a disciplina de Filosofia, História A e Inglês, decorreu na Biblioteca da nossa escola, no dia 17 de março, uma ação de sensibilização, dinamizada pela Associação Memória e Ensino do Holocausto – Memoshoá, com o objetivo de educar para a paz, valorizando a diversidade e combater o preconceito, princípios e valores que quisemos enaltecer, ainda mais, tendo em conta o contexto de guerra que atravessamos.

Visita de Estudo ao Oceanário e ao Pavilhão do Conhecimento

Visita de estudo ao Oceanário e Pavilhão do Conhecimento, no dia 5 de Abril, com as turmas 8ºA, B, C e D, no âmbito das Ciências Naturais e Físico-Química. Oceanario01

0010H, Missão Ajudar África!

CARTAZ MISSAO AJUDAR AFRICA 10H 21 22Numa iniciativa articulada com diversas parcerias e para promover competências de participação e cidadania ativa, o Agrupamento tem levado a cabo um projeto de solidariedade para com os alunos da Guiné-Bissau, através da partilha de livros e material didático. Os alunos do 10ºH estão a recolher materiais para quem mais precisa. Em fevereiro seguiu um camião para a Guiné-Bissau com manuais escolares, tendo esta empreitada, a colaboração da associação “A Vida Ama-me” dinamizada por uma encarregada de educação da turma.

OLIMPÍADAS DA BIOLOGIA 2022

No âmbito das Olimpíadas Portuguesas da Biologia 2022 realizadas na nossa escola no dia 26 de Janeiro, que pretendeu potenciar o interesse dos alunos pela Biologia, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas e desenvolver a sua literacia científica, a aluna CONSTANÇA PINTO da turma 11º B foi selecionada e apurada para a 2ª eliminatória dos melhores alunos participantes de 11º ano assim como para a 2ª eliminatória geral que engloba alunos de 11º e 12º ano. Parabéns a todos os alunos do 11º ano que dedicaram algum do seu tempo e se empenharam nesta participação nas Olimpíadas, parabéns à Constança que irá representar a nossa escola no próximo dia 16 de Março na 2ª eliminatória.  OlimpiadasBiologia2022

OLIMPÍADAS DA GEOLOGIA 2022

Realizaram-se no passado dia 28 de Janeiro as Olimpíadas Portuguesas da Geologia. Organizadas pela Sociedade Geológica de Portugal, com o apoio do Ministério de Educação, da generalidade das Universidades Portuguesas, da Agência e Rede Ciência Viva, do Geoparque Açores e da International Geoscience Educational Organization, visam a resolução de questões teóricas e problemas práticos de Geologia. OlimpiadasGeologia2022

Visita de Estudo ao Centro de Ciência Viva de Estremoz

Foi realizada uma visita de estudo, no dia 14 de Dezembro de 2021, ao Centro de Ciência Viva de Estremoz, no âmbito das Ciências Naturais, com as turmas 7ºA, B,C, D e E. Nesta visita, visitámos:
1.Exposição Permanente “Terra – Um Planeta Dinâmico”; uma série de módulos interativos e expositivos que permitem, perceber o fascinante funcionamento externo e interno do nosso planeta;
2. Conferência sobre Sustentabilidade da Terra - "Ver o Presente; Terra que Futuro?”;
VisitaCCVEstrmoz01

A "TERRA TREME"

No passado dia 05 de novembro, às 11h 05m, a nossa escola, representada pelas turmas do ensino secundário, em articulação com a Proteção Civil de Sesimbra, participou no exercício público de sensibilização para o risco sísmico “A TERRA TREME”, num verdadeiro gesto de Cidadania ativa, a nível nacional. O Exercício visou exercitar os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – e dar a conhecer a todos, as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

TerraTreme2021

O arquivo histórico de Sesimbra, veio à escola!

ArquivoHistorico1 No dia 02 de novembro, a nossa turma do curso de Artes Visuais, 10ºH, teve a visita do Arquivo Municipal de Sesimbra, na aula de História da Cultura e das Artes. Tratou-se de uma aula prática com componente de oficina, que se revelou uma verdadeira viagem histórica pelas “Tintas e instrumentos de escrita”. No dia seguinte, participou a turma 6ºB, na mesma atividade, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica.  ArquivoHistorico2

Programa Mulheres de Coragem no Palácio de Belém

Os meses de outubro e novembro ficaram marcados pela Cidadania Ativa!
MulheresCoragemPalacioBelemA nossa escola esteve representada na Presidência da República pelas turmas: 10ºC, 10ºE, 10ºF e 11ºC. Foram os encontros do Programa Mulheres de Coragem no Palácio de Belém.

FeiraMinerais2021

"Ver pelo Desenho no Museu Coleção Berardo" - 6ºB/10ºH

Ver Pelo Desenho 01Durante o 2º período, os alunos do 10ºH e 6ºB continuaram a construir dinâmicas de articulação vertical e visitaram o Museu Coleção Berardo. Juntámos a Educação Visual e Tecnológica do 6ºano, com a História e Cultura das Artes e Desenho A do 10ºH, e fizemos uma viagem (visita-oficina) “Ver pelo Desenho”, promovendo a sensibilidade estética e artística, além de atitudes de socialização fomentadas pela necessidade de trabalho em equipa, espírito de entreajuda e também momentos de convívio.

Os produtos desta visita foram apresentados pelos alunos do 6º ao 10º, através de esculturas em papel, e dos alunos do 10º ao 6º através da pintura em perspetiva. Cruzaram-se aprendizagens em sala de aula, atividade que se revelou profícua e que pretendemos continuar!

Visita de estudo ao Parque da Lourinhã

No dia 9 de Março de 2022, realizou-se uma visita de estudo, ao Parque da Lourinhã, com as turmas 7º A; B; C; D e E, no âmbito das Ciências Naturais (organizada pelas professores Sandra Coxixo e Ana Bravo), e relativa ao Tema "História da Terra - Tempo geológico e biodiversidade associada".  O Dino Parque é um parque temático dedicado à história dos dinossauros e é o maior museu ao ar livre em Portugal.  
Esta exposição permitiu a observação de mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real e cientificamente comprovados, divididos pelos 4 mais importantes períodos da história da Terra e da evolução da vida e pelo novo percurso criado em 2019, o dos Monstros Marinhos. Os alunos aprenderam sobre a história do fantástico mundo e época dos dinossauros e animais pré-históricos, não só da sua passagem por Portugal, como em todo o mundo.

Visita de Estudo às Grutas da Moeda

Os alunos do 10º B, 11ºA, 11º B e 11º C foram, no passado dia 18 de Março, visitar as Grutas da Moeda no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.
A visita consitiu numa visita orientada ao Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, às Grutas da Moeda e ao Centro de Interpretação Científico - Ambiental.
Teve como principal objectivo, construir uma consciência ecológica conducente à valorização e preservação do património natural e cultural.
GrutasMoeda

muralb